terça-feira, 13 de novembro de 2012

Radiação e mutação

 Radioatividade é um fenomeno natural ou artificial onde materiais radioativos nao mantem sua quantidade de eletrons estavel.Essa radiatividade pode impressionar placas de fotograficas, ionizar gases, produzir fluorecencia atraves de corpos opacos a luz. A radioatividade e uma forma de energia nuclear usada tanto para fins beneficos como geração de energia para paises que nao dispoem de recurssos naturais e para medicina quanto para fins maleficos como a criação de armas nucleares.
Os principais minérios utilizados na geração de radioatividade sao: urânio, rádio e tório por serem instaveis e perdendo constantemente particulas alfa, beta e gama. Ao ser introduzida uma particula de neutron nas particulas de prótons e elétrons existente nesses materiais gera uma reação em cadeia que por sua vez produz energia.
 Essa emissão de energia radioativa em pequenas doses é usada na medicina para diagnosticar doenças e para trata-las, mas, se exposto durante um longo tempo a uma  grande dose ou ainda a uma grande quantidade em um curto periodo pode afetar as celualas do corpo humano alterando-as biologicamente ou as destruindo, de fato se nos expormos diretamente a uma grande quantidade  de radiação temos um enorme risco de desenvovermos cancer ou ainda a falência do sistema imunológico  podendo levar as futuras gerações dos individuos expostos a exacerbada quantidade de radiação a terem mutações genéticas porém se usada em pequenas quantidades assim como na medicina não tem um efeito danoso no corpo humano.
Como no caso da bomba atômica lançadas no Japão, a radiação emitida pela explosão causando milhares de mortes destruio completamente as celulas dos expostos e os que foram pegos mais de leve pela radiação sofreram de forma que desenvolveram varios tipos de cancer além de seus sussesores terem nacido com más formações ou até morrerem na gestação, este efeito ocorre até hoje em muitas familias japonesas vitimas dessa arma nuclear.



Nenhum comentário:

Postar um comentário