segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A Contribuição de Albert Einstein para a Criação da Bomba Atômica


Em 2 de agosto de 1939 Albert Einstein, escreveu uma carta para o então presidente Roosevelt sobre a possibilidade da criação de uma bomba atômica, pois ele temia que os Alemães pudessem criar uma bomba atômica. Nos últimos meses foi descoberta uma forma de produzir uma vasta energia de uma quantidade de massa de urânio desta forma podendo então criar uma potente bomba com uma capacidade de destruição imensa. Então nesta carta Einstein pediu ao governo americano para começar imediatamente os testes para a criação da bomba atômica devido as possibilidades da criação da bomba pelos nazistas.

Einstein escreveu a carta pois se senti ameaçado pela possibilidade da criação da bomba "pelas mãos" nazistas, então ele e seu amigo Léo Szilárd escreveram a carta para o presidente com o objetivo de que se criasse a bomba atômica antes dos nazistas.


A partir da leitura dessa carta o governo arrecadou cerca de 2 bilhões de dólares para a criação de laboratórios de desenvolvimento e criação da bomba, então uma equipe de cientistas reuniu-se neste local e começaram a desenvolver métodos de obter uma grande quantidade de energia através de uma massa usando a equação que Einstein criou (E=m.c²), então descobriram que ao introduzir uma partícula de nêutrons em uma mistura de prótons e elétrons conseguia-se criar uma reação em cadeia capas de liberar uma grande quantidade de energia de apenas uma pequena quantidade de material nuclear.

A equação de Einstein foi utilizada na criação da bomba como uma forna de geral energia através de um material solido, transformando matéria em energia e vise e versa.

Com os testes concluídos foi criado então a primeira bomba nuclear lançada em Hiroshima em 1945 e logo em seguida foi criada a segunda bomba nuclear lançada na cidade de Nagazaqui.

Depois de presenciar esta destruição Einstein lamentou a morte dos inocentes e disse que escrever a carta para o presidente pedindo a criação da bomba fora o pior erro de sua vida, mesmo não participando de sua criação diretamente.

Einstein achava que a equação que tinha criado era apenas uma forma de destruição mas depois de sua morte foi descoberta que sua equação não era apenas a equação da destruição mas também a equação da criação da vida.



Foto tirada do site:

Uma das curiosidades sobre a bomba nuclear que sua explosão tem forma de cogumelo pois a energia de sua explosão se dissipa para todos os lados ao contrario das outras bombas onde sua energia se dissipa para cima.

Foto tirada do site:

3 comentários:

  1. Pessoal!

    Não é fórmula, é equação!

    Foi exatamente assim que ocorreu?

    Por que Einstein mandou a carta??

    Qual a aplicação da equação??



    Podem detalhar mais esse texto.

    ResponderExcluir